Google

6 de mar. de 2008

Viva a Revolução Pernambucana de 1817


1) EM SEIS DE MARÇO DE 1817 COMEÇOU "A ÚNICA REVOLUÇÃO BRASILEIRA DIGNA DESSE NOME", segundo Oliveira Lima. Foi o mais importante de todos os movimentos políticos ocorridos no estado e o de maior repercussão internacional. Já foi considerado feriado nacional, em 1917, e nos deu a nossa bela bandeira azul e branca, do sol, do arco-íris e da cruz.

2) NO SEIS DE MARÇO OS BRASILEIROS FORAM INDEPENDENTES PELA PRIMEIRA VEZ. Cinco anos antes do "sete de setembro" tivemos aqui a primeira república brasileira, com governo próprio, exército, marinha, constituição, polícia, bandeira e até embaixador nos Estados Unidos (Cruz Cabugá), durante 74 dias.

3) O SEIS DE MARÇO INAUGUROU A DEMOCRACIA NO PAÍS. Pobres e ricos tornaram-se iguais perante a Lei. Acabou a censura, houve liberdade religiosa, de pensamento e de imprensa. Foi assinada a primeira lei abolicionista no Brasil e os maracatus puderam bater nas ruas do Recife pela primeira vez.

4) O SEIS DE MARÇO SIMBOLIZA AS OUTRAS DATAS PERNAMBUCANAS. Representa o espírito popular e libertário do Quilombo do Palmares, o nativismo da Restauração e o projeto da República de 1710. Nele tem suas raízes a Convenção de Beberibe, de 1821, a Confederação do Equador, de 1824 e a Praieira, de 1848. Frei Caneca também começou sua carreira política em 1817.

5) O SEIS DE MARÇO PRODUZIU O MAIOR NÚMERO DE HERÓIS E MÁRTIRES PERNAMBUCANOS, como Cruz Cabugá, Padre Roma, Vigário Tenório, Frei Caneca, Gervásio Pires, Abreu e Lima e o Leão Coroado, entre centenas de outros. Se a Inconfidência Mineira, do Tiradentes, foi reprimida pelos portugueses ao custo de dois mortos e meia dúzia de degredados, aqui, em 1817, houve MIL E SEISCENTOS MORTOS E FERIDOS E MAIS DE OITOCENTOS DEGREDADOS!

6) NO SEIS DE MARÇO COMEÇOU A MAIS ATREVIDA E ROMÂNTICA DAS NOSSAS REVOLUÇÕES. Liderada por militares, padres e comerciantes, foi tão ousada que planejou libertar Napoleão da ilha de Santa Helena. E tão apaixonada que o seu símbolo foi o caso de amor proibido entre o maior líder republicano e a filha do português mais rico de Pernambuco. Eles fizeram o casamento mais festejado até hoje no estado e talvez o mais importante da história do País.

AMOR E REVOLUÇÃO: SEIS DE MARÇO É O DIA DE PERNAMBUCO!

O texto é do jornalista Paulo Santos de Oliveira, autor do livro A Noiva da Revolução. Imagem, nos traços de Antonio Parreiras, da breve República de Pernambuco. Bênção das bandeiras da Revolução de 1817, óleo sobre tela, início do século XIX

4 comentários:

Anônimo disse...

A revolução pernambucana de 1817 foi um dos momentos mais bonitos e significativos da história do Brasil.

O povo pernambucano deveria comemorar esse dia com uma grande festa popular e homenagens aos seus verdadeiros herois (D. João 6º e D. Pedro 1º são criminosos da história) e ao ideal de liberdade do movimento.

Se essa revolução tivesse ocorrido na Bahia hoje seria Carnaval! Se tivesse ocorrido no Rio de Janeiro seria feriado nacional!

O povo pernambucano merece mais do que "ponto facultativo" em repartições públicas!

O povo pernambucano precisa deixar de homenagear colonizadores portugueses e holandeses (fora Maurício de Nassau!) e lembrar de Frei Caneca, Padre Roma, Domingos José Martins e outros.

Viva a revolução de 1817!!!

Nanda disse...

VIVA PERNABUCOOO

Anônimo disse...

Amennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn.

Anônimo disse...

meu pau q a revoluçao pernambucana foi a unica digna desse nome, e a revoluçao farroupilha? nos promovemos a liberdade, enquanto vcs ainda escravisavao indios e africanos