Google

15 de out. de 2007

Professor estadual de Pernambuco é o mais mal pago do País

A Folha de S.Paulo publicou na sua edição de hoje (15/10) uma tabela onde mostra que o salário do professor estadual em Pernambuco, por hora-aula, é o mais baixo do País (R$ 3,03). O levantamento, feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e confirmado pela reportagem da Folha via telefone, levou em conta os pisos os professores que têm licenciatura plena (curso superior). Os mestres do Acre, Roraima, Tocantins e Alagoas ganham quatro vezes mais que os pernambucanos.

Eis a tabela completa:

Estado (Valor da hora-aula em R$)
Acre (13,16)
Roraima (12,89)
Tocantins (12,62)
Alagoas (10,46)
Mato Grosso (9,04)
Rio de Janeiro (8,78)
Amazonas (8,31)
São Paulo (8,05)
Paraná (7,53)
Rio Grande do Norte (7,23)
Maranhão (7,21)
Goiás (6,77)
Amapá (6,71)
Paraíba (6,65)
Rondônia (6,47)
Espírito Santo (6,44)
Minas Gerais (6.25)
Bahia (6,14)
Distrito Federal (5,77)
Mato Grosso do Sul (5,65)
Rio Grande do Sul (5,39)
Sergipe (5,27)
Pará (5,08)
Santa Catarina (4,93)
Piauí (4,62)
Ceará (4,46)
Pernambuco (3,03)

4 comentários:

Anônimo disse...

Ainda temos, nós professores, que com esse salário pagar as cópias das avaliações, pois no coégio não tem impressora nem mimiógrafos e quando vamos ao trabalho não temos direito a vale transporte sem contar que a bolacha servida nas merendas da minha escola tá causando uma verdadeira revolta entre os professores.

Anônimo disse...

Sou professor do estado de pernambuco, e assim como o anônimo coléga, me envergonho disso.Não da situação em que a educação do meu estado se encontra,mas me envergonho de ser professor...(deveria ter feito medicina)
Os aunos debocham dos professores e relutam em aceitar que um miserável que ganham menos do que eles quando trabalham como franelinhas nas ruas possam lhes dizer: _Estudem pra ter dias melhores,trabalho digno e formação.
Tenho ouvido de alunos que não somos exemplos bons e sim algo a ser evitado. "Faculdade pra que?_disse-me certa vez um aluno, se com o segundo grau,pra ser soldado de polícia militar, o Estado me paga 3 vezes mais que o senhor professor ganha.
Então me pergunto? Será que o Governo do estado acho que estudar não vale a pena mesmo?
É só negaciar os professores dizendo que vai dar 14° caso diminua a reprovação, melhorar os graficos e pronto resolveu-se os problemas.custo a acreditar nisso. Senhor governador, chega de biscoito na hora da merenda,queremos nosso vale refeição ou compras. Chega de andar pra ir ao colégio queremos nossos vales transportes e sobretudo não temos que ser humilhados por termos feito faculdade,não é possível contratar servidores com níveis superior percebendo menos que os de nível médio.

Anônimo disse...

Sou Pós-Graduada

Tenho certeza que o estudo é direito de todo cidadão. E que através do professor sai os maiores doutores, advogados, juízes, entre outros.
Mas fico triste porque os governantes não reconhecem os valores destes mestres que lutam por um País melhor. A prova para isto, é o baixo salário deles que precisam de trabalhar em várias escolas para poder ter uma vida melhor. É angustiante!!! Confesso que sou sonhadora e espero um dia, nós, os mestres tendo reconhecimento pelos governantes. Amo se professora. Mas, preciso ter uma vida dígna.

Anônimo disse...

Hoje é sexta-feira, dia 07 de maio de 2010. Temos como governador o Sr. Eduardo Campos. Em seu governo, a educação em Pernambuco foi um verdadeiro desastre. Aliás, com ele e com o seu secretário Danilo cabral. Continuamos a receber o PIOR SALÁRIO DO BRASIL. Pior quer isso, estamos sendo alvo de muitas perseguições por parte dos diretores das escolas, técnicos e do próprio governo... O professor é hoje uma profissão, pelo menos aqui no Estado, menos atrativas do ponto de vista financeiro e moral. Verdeiramente, eles querem números, mas não qualidade. Não podemos dar uma boa aula, preocupados com as nossas contas da CELPE (energia elétrica), COMPESA ( água ), telefone, gás, aluguel, etc... Ele acabou com o piso salarial, descumprindo a lei; prejudicou o Plano de Cargos e Carreiras... há uma perseguição clara da classe... Neste mês, 14 professores de duas escolas em Petrolina foram intimados a DEVOLVEREM o bônus ( aquela escola que nos é dada, dizendo que é um incentivo ) , pois descobriram - após quase 01 ano - que eles receberam este "presente " indevidamente. Dou 150 hortas - aula, o meu salário líquido ( hoje ) é de, aproximadamente R$ 682, 58... Logicamente, sou obrigado a me virar em outras áreas, não tendo tempo para dedicar-me de corpo e alma à melhoria das minhas aulas, através de pesquisas, cursos, etc... Um governo sem compromisso com a educação de qualidade; preocupando apenas com a estrura fpisica e construção de novas escolas. Junto com a maioria dos deputados estaduais, considerados TRAIDORES DA EDUCAÇÃO, vetou todos os benefícios aos professores. Penso seriamente em deixar a escola estadual. Felizmente, passei em outros concursos, pois mionha formação acadêmica permitiu que, pelo menos, esse governo e seus assessores, não me tirasse os meus conhecimentos adquiridos, não me entregando a total escravidão que hoje se constitui ser professor. As escolas integrais e semi-integrais estão aí, espalhadas e sendo usadas de forma eleitoreira...
.
.
.
Professor Andre Luiz
E-mail : professorandreluiz@hotmail.com