Google

8 de out. de 2007

Che Guevara vive!

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." Che Guevara

Anistiados políticos promovem debate sobre a memória de Che Guevara, com a participação do professor Felipe Gallindo (coordenador do Comitê Che vive, 40 anos!) e da cientista política Anatailde de Paula (filha de Francisco Julião), amanhã (09/10), às 18 horas, no auditório do CFCH, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Esse evento que marca os 40 anos de sua morte na Bolívia, no dia 09/10/1967, após a sua prisão no dia anterior, tem por objetivo analisar criticamente "a importância política e revolucionária de Che Guevara" na década de 60 e nos dias de hoje.

O que ele ainda representa para as novas gerações e quais foram as suas contribuições para a política e a revolução, na América Latina e outras partes do mundo? Essa e outras indagações serão analisadas nesse encontro promovido pelo Comitê "Che vive, 40 anos!" com o apoio da Associação dos Docentes da UFPE – Sindicato ADUFEPE, Núcleo de Estudos e Debates sobre a América Latina – NEDAL/UFPE, Movimento Infanto-Juvenil de Reivindicação – MIRIM BRASIL e Associação Pernambucana de Anistiados Políticos – APAP, no Campus da UFPE.

O debate é aberto ao público em geral.

Anatailde esteve asilada em Cuba, junto com os seus outros irmãos (Anacleto, Anatilde e Anatólio) e sua mãe Alexina Crespo de Paula, a partir de 1962, por Julião temer possibilidade de atentados contra a sua família, naquela época de agitação e enfretamento das Ligas Camponesas contra os latifundiários. Era um momento de grande tensão e de incertezas, em todo o Nordeste e, principalmente, em Pernambuco e na Paraíba, onde estavam as duas mais importantes ligas camponesas da região.

Nenhum comentário: