Google

11 de set. de 2007

Gays farão passeata contra discriminação neste domingo. Recife lidera discriminação contra homossexuais

Na semana da 6ª Parada da Diversidade de Pernambuco, pesquisadores de universidades e institutos apresentarão dados inéditos sobre discriminação e violência no Recife, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os números serão apresentados hoje, às 9 horas, durante uma coletiva à imprensa.


Foram analisados e comparados pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM)/UERJ, pelo Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema)/UFPE e pelo Instituto Papai (integrante do Fórum LGBT). A coletiva será na sede do Grupo Gay Leões do Norte, na Boa Vista.

De acordo com os organizadores do trabalho, o material apresenta uma triste realidade, na qual a capital pernambucana ainda apresenta altos níveis de homofobia, chegando a superar em alguns pontos, as outras cidades.

A pesquisa ouviu 791 pernambucanos de diversas orientações sexuais, durante a Parada da Diversidade do ano passado, os quais responderam a 39 questões sobre política, direitos e violência. Mais da metade desconheciam leis e direitos sobre livre orientação sexual, a incidência de discriminação supera a do Rio de Janeiro e se apresentam em diferentes espaços, desde a escola até os serviços de saúde, passando pela família e pelos espaços de lazer.

A 6ª Parada da Diversidade de Pernambuco acontecerá no próximo domingo, dia 16/09. A concentração será às 10 horas, próximo ao Hospital da Aeronáutica, na Avenida Boa Viagem. Neste ano, o tema central será “amor entre iguais: eu respeito”.

Nenhum comentário: