Google

9 de abr. de 2007

OAB afirma que pena de morte não "desestimula o bandido"

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se posicionou contra a pena de morte ontem 08/04, dia em que pesquisa Datafolha revelou que o apoio a essa punição atingiu nível recorde no país.

"Não é a dureza da pena que desestimula o bandido, é a sensação de impunidade que o estimula", afirmou o presidente da entidade, Cezar Britto, por meio de nota.

O Datafolha mostrou que 55% dos brasileiros são a favor da pena de morte, o maior número desde que esse tipo de pesquisa começou a ser feita, em 1991. A única vez em que a punição atingiu esse patamar de apoio foi em 1993, há 14 anos.

Britto afirmou que a instituição da pena de morte não ajudaria no combate à criminalidade. "A saída para o problema da violência no Brasil não está relacionada à redução da maioridade penal e nem diretamente ao endurecimento das penas, como a aplicação da pena de morte."

O presidente da OAB nacional criticou eventuais mudanças na legislação como meio de diminuir a insegurança e afirmou que essa é uma posição "cômoda". (Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: